Homenagem ao Comendador Pereira Inácio

A Junta de Freguesia associou-se à homenagem que decorreu no passado dia 2 de Março e que coincidiu com a inauguração oficial das novas instalações do Jardim de Infância Glória Leão. A Junta de Freguesia colaborou com o Centro Paroquial de Baltar na organização da exposição alusiva à obra de António Pereira Inácio, procedeu à limpeza do jazigo da família e preparou o Largo Pereira Inácio para a visita dos seus descendentes. Jorge Coelho ofereceu , em nome da Junta de Freguesia, o livro “ Foral de Baltar” e um bonito quadro de homenagem ao Comendador. Estiveram presentes descendentes do Comendador António Pereira Inácio , nomeadamente a família Moraes, netos e bisnetos do ilustre baltarense que faleceu em 1951. A Câmara Municipal de Paredes, pelas mãos do Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Dr. Alexandre Almeida, atribuiu a Chave de Ouro ,a título póstumo, ao comendador Pereira Inácio. O Centro Social e Paroquial e Baltar funciona na antiga propriedade do Comendador, e a sua família cedeu de forma completamente gratuita a propriedade à Paróquia de Baltar em 1960. Em nome da Família, o Engenheiro Fábio de Moraes ( alto dirigente do Grupo Votorantim, que é um dos principais grupos económicos do Brasil), salientou que a família pretende honrar a memória do ilustre baltarense, que fundou o poderoso grupo e que foi um grande humanista. A Família doou 200000 euros ao Centro Paroquial de Baltar, com o intuito de recuperar o edifício Maria Helena, onde a instituição funcionou durante dezenas de anos. Esta é a forma de a família manter a sua ligação à Freguesia que está ligada à fundação do grupo que lideram e simultaneamente continuar o trabalho de alguém que marcou várias gerações com a sua inteligência, o seu humanismo e a sua visão. O Comendador fundou o grupo Votorantim há 100 anos, e apesar de ter falecido em 1951, continua o seu trabalho benemérito na Vila de Baltar.