Incêndio na Casa dos Pereiras

Hoje, Domingo deflagrou um pequeno incêndio num dos anexos da Casa dos Pereiras, onde funcionou a antiga Escola Secundária de Baltar. A proveniência de tal incêndio deveu-se à ação de alguém que utliza as instalações  que ainda são pertença da Santa Casa da Misericórdia. Este acontecimento  vem alertar para a necessidade da cedência do edifício à Câmara Municipal de Paredes e à Junta de Freguesia de Baltar, para que se possa efetuar uma prevenção,  que passará por uma maior vigilância, limpeza de todos os materiais que lá foram depositados  e que são provenientes da famosa exposição  " Art on Chairs", que custou milhões.  De facto, naquelas instalações estão depositados materiais altamente inflamáveis e que ali foram tristemente abandonados. A Junta de Freguesia não pode atuar em instalações em que ainda não tem qualquer responsabilidade. Quando a tiver, será efetuada uma limpeza total e será iniciada a requalificação do edifício.

A Junta esteve presente  no local do sinistro, sendo representada pelo presidente Jorge Coelho e pelo presidente da Assembleia Geral da Freguesia e presidente dos Bombeiros Voluntários de Baltar, José Alberto Sousa. O incêndio foi rapidamente controlado e a Junta de Freguesia apela para que  se acelere o processo, já protocolado entre todas as partes , de forma a poder

atuar de acordo com a responsabilidade que ainda não lhe foi atribuída.